Sunday, February 04, 2007

Seth de Fevereiro

(como um legitimo brasileiro, volto as minhas funcoes normais em fevereiro, ebaa!)


Bom..


Nesta primeira coluna do ano, pago tributo a Christian Fennesz, um vienense old school q com apenas um laptop e uma guitarra faz um belo de um estrago (literalmente!).




Biografia:

Apos anos no comando de uma banda de rock alternativo chamada Maische (late 80's), este austriaco q hj ja passsa dos 40 comecou um projeto solo de nome Fennesz focado no eletronico experimental. Seu primeiro full lengh veio em 97 , entitulado Hotel Paral.lel, lancado pela bizarra Mego records, desde entao sua discografia ja reune mais de 40 releases incluindo singles, parcerias e re-lancamentos.

Som:

Quem conhece a Mego records pode ter uma ideia do q se trata, esta gravadora austriaca criou um legado por lancar algumas das obras conceituais mais extremas da musica eletronica. Eu particularmente nao consigo escutar 90% do catalogo deles, mas Fennesz eh outra historia!

Ao contrario da maioria dos demais artistas da Mego q dedicam seu tempo a explorar caminhos novos nao se importando muito com o "bem estar" de seus ouvintes (oucam Hecker e Pita!!) , Fennesz da invariavelmente uma enorme importancia ao climax, a emocao e a harmonia tanto quanto ao seu reverso.


Mas entao, do q se trata neh? Bom, imagine uma peca linda de guitarra ou violao aliada a alguns field recordings, samples e clicks n bleeps , tudo distorcido, retalhado, esticado e sei la mais o q com minuciosa tecnica e bom senso? Criando-se climas e ambiencias absolutamente originais e insolitas (ao inves de cancoes pop).

Eh por ai, belas melodias/harmonias conversam sublimimente com os seus opostos, na verdade a estetica predominante eh a dos opostos mesmo...qualquer ser despreparado vai apontar primeiramente como eh sujo e distorcido, mas vale a pena segurar os impetos e esperar, ouvir e contemplar, pois por tras do caos de Fennesz existe uma bela surpresa.


Nao acho realmente q seja um som para quaisquer ouvidos, mas mesmo para estes quaisqueres, vale a pena dar uma chance ao meu xara..



Eu ja ouvi quase q toda a obra do sujeito e recomendo pelo menos 4,5 releases:

1.Hotel Paral.lel [Mego] (1997)

Fennesz - FA (MP3)


2.Plays 7" [Mego] (1998) {relançado recentemente}


3. Field Recordings 95-02 [Touch] (2002)



Olha o naipe dessa capa!! haha
Fennesz - Instrument 4 (MP3)





4.Venice [Touch] (2004)



5.Endless Summer [Mego] (2001) {relançado recentemente}
Fennesz - Caecilia (MP3)

mais infos:

http://www.fennesz.com
http://www.myspace.com/fennesz




---------------------------------------------------------------------
Curtaz:



*Uma das melhores lojas virtuais de discos de e-music DA BOA se chama Boomkat, agora alem de uma das mais estilosas selecoes de labels (apenas como referencia ja eh totalmente valido uma checada), eles comecaram a vender mp3 de alta resolucao tambem. Thumbs UP! o site eh www.boomkat.com .



*Andei pegando umas coisas novas de IDM bem interessantes, a quem interessar, disco novo do POINT B ta killer, chama-se "A Previous Version of Myself". Da mesma label peguei um Ep com 4 trax do Silicon Scally q faz um electro breaks bem experimental, bem legal tambem. A proposito, a label se chama SCSI-AV.



*A critica tem falado muito bem do disco novo do Denzel + Huhn, entitulado Paraport, lancado recentemente pela City Centre Offices q lanca alguns artistas fudidos como Marco Passarani, Arovane, Studio Pankov e Marsen Jules. Porem, eu achei bem meia boca! Estilo? Tipo To Rococo Rot misturado com Jan Jelinek. (minimal/laptop folk style)



*Disco novo da Mira Calix (Warp Rec) ta uma m****!



*Ta rolando 2 clipes bem legais do Clark (tambem da Warp!) no Youtube, das tracks "Herr Bar" e "Ted" .. check it out!





ththat's aall Folkz!

1 comment:

Anonymous said...

valeu! amei fenesz!