Saturday, August 05, 2006

Seth De Agosto

Nao me atrelando apenas as novidades, assim prossegue minha coluna de agosto:


REVIEWS


Triosk - The Headlight Serenade (CD)
[The Leaf Label]

Triosk - VisionsIV

Formado em 2001 , esse trio australiano realmente me pegou de jeito.

À algumas semanas atras, vasculhando as profundezas do bleep.com, me deparei com The Headlight Serenade, a capa de tao intrigante me convidou a escutar as faixas, mesmo sem saber do q c tratava ja q eu nunca tinha ouvido falar na banda e de inicio nao me dei conta q a label era a mesma q lanca Murcof, Manitoba entre outros bons produtores de modern electronica.


Bom, nao precisei ouvir mais q 3 faixas para saber q valhia a pena comprar o disco inteiro, comprei-o. E q disco. No discogs, denominam o som deles de future jazz. E quem sou eu para discordar, mas o estilo nao importa, oq importa eh a qualidade e a versatilidade desse release. Hj ja tendo ouvido o disco umas 467 vezes, percebo quantas influencias me vem a cabeca, eu penso em post rock, em minimal, em idm .. q maravilha isso , fico emocionado em perceber nas nuances desse som delicado porem insolito o quando esses caras sao "open minded".

Basicamente o som deles eh o seguinte, imagine 3 grandes musicos (batera, baixo e teclas)ensaiando e improvisando com o gravador ligado , ai um deles pega o material, edita, picota e mixa tudo dando uma roupagem absolutamente contemporanea e porque nao vanguardista, afinal eh o jazz do futuro neh? Alem dos demais artistas da Leaf, o Triosk q ja lancou tambem pela alema Scape (Jan Jelinek) me lembra artistas como Mogwai, Boom Bip, Four Tet, Marc Leclair e até Autechre, pasmem. Confesso q eh muito gostoso pensar em autechre ouvindo 3 caras tocando jazz. (Claro q com uma pequena ajuda do mix q tem alguns "special idmish effects").

O q realmente faz desse disco uma obra prima nao eh a sonoridade, nem o conceito, nem a virtuose, eh simplesmente o bom gosto. Em tempos nada prosperos para a industria fonografica, nao eh nada mal adquirir um disco sem falhas e sem trax ruins. NOTA 10.



e por falar em marc leclair...


Marc Leclair - Musique Pour 3 Femmes Enceintes (CD)
[Mutek Rec]

marc leclair - 33e jour

Vulgo Akufen, Marc eh sem duvida um dos melhores e talvez na minha opiniao, o melhor produtor de minimal da atualidade. Alias..desde 2002 quando ele lanco o disco My Way, q eu nao ouco ninguem produzir/mixar esse genero como ele. Porem, nao eh de agora q ele ja nao demonstra mais muito interesse nas pistas de danca c eh q ja teve algum realmente. hehe

Musique Pour 3 Femmes Enceintes eh seu mais recente LP, lancado porem em 2005. Como ja era de se esperar, eh um disco conceitual, desprovido de qualquer tipo de apelo aos djs , as pistas, a midia, ao estilo ou a quem quer q seja a nao ser as 3 mulheres gravidas q alias..quem seriam? =)))))))

O q esperar? O mestre do picote em sua melhor performance, dando mais enfase as ambiencias, texturas e climas densos, eh um disco introspectivo e espacial, para se ouvir deitado ou no carro.
Apesar de conter algumas verdadeiras perolas, "Musique.." nao chega a ser um candidato a classico, faltando talvez um pouco mais de inspiracao de seu criador para com o todo. Mas Akufen eh Akufen! NOTA 8,5.


Swayzak - Route De La Slack: Remixes & Rarities (2XCD)
[Studio !K7]

slam - human (swayzaks big smoke rework)


Duo ingles, famoso no circuito "electro/minimal" ja algum tempo, o Swayzak acaba de lancar uma coletania dupla de remixes e trax ineditas. O ponto alto do release eh sem duvida os remixes. Alguns sao impressionantemente deliciosos de ouvir e dancar, meus favoritos sao o remix para o Senor Coconut, o remix para Slam, e o para Tic Toc de Will Saul. No cd de raridades tem algumas boas, gosto da Easy My Mind e Slave To The Hard Drive.

O estilo eh Swayzak, c vc conhece sabe, c vc nao conhece, eh um bom release para saber.
Electro disfarcado de minimal ou o inverso seria minha definicao para o som deles. Eh cool!
NOTA 8.

alias, falando em Swayzak, eles estarao se apresentando no Motomix de setembro, em Sao Paulo, eu vou!

1 comment:

Anonymous said...

CARALHOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!

Triosk é muuuuuito bom!
Deixei loopando a música aqui enquanto fussava na web e estou viciado na VISIONS IV

great suggestion, Sethman!
abração
Quizz