Monday, October 09, 2006

Seth de Outubro

REVIEWS:


Clark - Body Riddle (CD/LP) [Warp]



Um dos maiores medos q eu tenho na vida eh q um dia desses, a Warp feche suas portas. Com uma irremediavel crise em toda a industria fonografica, nao duvidaria se alguem me dissese q a Warp esta mal das pernas. Se eles fechassem, oq seria de nos? De mim? Eu tava ferrado, ia entra numa depre monumental, ia desacreditar na humanidade, ia perder toda a perspectiva de um futuro q deveria apenas evoluir pra frente e nao dando a reh. Mas eu acho q isso eh dificil de acontecer, nem q os putos tenham q fecha ano apos ano no vermelho, mas a chama do melhor selo do mundo nao deve-se apagar, pelo menos nao enquanto eles continuarem lancando perolas como "Body Riddle" do Chris Clark (Atualmente referido apenas como Clark).
Body Riddle nao eh um disco chocante, na verdade, eh um disco q cresceu enormemente no meu conceito apos algumas boas ouvidas. A cada nova audicao, eu percebi uma nuance nova , uma influencia nova aqui e ali ..
Tentando ser mais dinamico e pratico, eu definiria esse novo Chris Clark como uma mistura de Aphex Twin (em trax como Herr Bar e Ted) com Squarepusher (Frau Wav e Roulette Thrift Run) e Boards Of Canada (Springtime Epigram), respeitando obviamente algumas preferencias timbrais e harmonicas q ja sao marca registrada do Chris como a base gorda do hip hop, arranjos jazzisticos e orquestracoes. Referencias a Plaid e a bandas de Post Rock tambem sao evidentes. Tendo tudo isso em mente, nao posso definir Body Riddle como uma obra iconoclasta, a exemplo de Autechre ou Mira Calix, muito pelo contrario, porem isso nao muda o fato deste ser um puta disco fudido!! Producao state of the art aliada a muito bom gosto e perspicacia eh oq encontramos em Body Riddle .. um disco 100% Warp em todos os sentidos. Nota 10!



Milanese - Extend (CD/LP) [Planet Mu]



Com uma mistura interessantemente potente de idm com grime e breakcore, Milanese ganhou notoriedade ao lancar "1 Up" pela Warp, debut q chegou a fazer um pequeno aue em 2004. Nunca chegando aos pes dos icones do selo ja mencionados alguns minutos atras, Milanese q lancou um ep muito fraco ao me ver um tempo depois pela Arcola (subselo de singles de pista da Warp q nem existe mais) saiu do cast da Warp e assinou com a Planet Mu, e sob a "tutela" de Mr. Paradinas q o Birminghamniano lancou a algumas semanas atras seu disco novo, nomeado Extend.
O estilo continua quase o mesmo, mas eu na real nao entendi muito bem alguns caminhos percorridos aqui, faixas como Caramel Cognac nao fazem muito sentido para mim, tipo "q raios o cara queria com isso?" saca? Ele deu uma amortecida no peso eu achei, e isso nao foi la uma boa ideia. Oq salva sao justamentye as trax q ele mantem o mesmo nivel enrustido do disco 1 Up. Sao elas Mr Bad News , Barry e Sight Beyond Sight. Achei interessante tambem a inclusao de 3 faixas mais ambient/soundtrack no final do disco, o q foi no minimo imprevisivel, e nao exatamente ruim ... mas tao pouco essencial. Nota 6.5.



808 State - Ninety (CD/LP) [ZTT]




808 State eh uma banda daquelas q eu soh fui conhecer mesmo 10 anos depois de bombarem. Alias , 17 anos depois. Eu sempre soube q era um classico, sabia q havia lancado seus primeiros e maiores classicos pela ZTT q lancou Art Of Noise (uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos) e posteriormente se juntou ao clan da Rephlex do Richard D. James vulgo Aphex Twin q dispensa comentarios .. mas demorei ainda para realmente saber do q c tratava ate q adquiri este q muitos dizem ser o melhor disco deles. Eu nao conheco muito alem desse q eh o unico q eu tenho por enquanto, mas olha, adorei! O disco foi lancado em 89 na realidade e com certeza influenciou uma legiao de icones eletronicos dos noventa e atual decada, tanto o proprio aphex twin como laurent garnier e toda a cena detroitiana. O estilo eh acid house/techno/electro , mas eh o techno de 16 anos atras ou seja ..
Mas eu aceitei tao bem esse disco, talvez por estar numa fase mega nostalgica , tenho ouvido demais labels de "detroit techno" e old school (Delsin, Clone) q foi otimo ouvir o verdadeiro emotional techno. Demais! Trax como Ancodia, Cobra Bora, Pacific 202 e Magical Dream me transportaram totalmente no tempo , quando a rave scene inglesa ainda estava se fundamentando (nao q eu tivesse vivido aquilo tudo mas..) .
Existem porem alguns detalhes importantes para a devida apreciacao de um disco como esse. Primeiro, eh importante q vc nao espere uma super producao q obviamente nao existe se comparada aos padroes atuais. Vc provavelmente tambem nao ira digerir muito bem se vc nao tem um bom background e know how da evolucao na musica eletronica. Vc tem q entender oq representa o som e saber curtir o conceito alem do mix. E c vc vivenciou aquele tempo, ai vc vai gostar muuuito mais eu acho pois ira "ligar os cabos". De qualquer maneira, eu adorei, me senti voltando aos tempos quando a cena rave era dominada pela inoscencia, quando tudo era novo e misterioso. Sem duvida um dos grandes classicos da musica eletronica de pista e um dos primeiros da rave culture inglesa pos-Hacienda. Nota 9.



CURTAS:

*O Squarepusher esta lancando neste mes seu album novo, para antecipar com estilo o lancamento , a Warp lancou uma mini serie de 4 singles virtuais (uma track em cada) q nao fazem parte do disco mas q de alguma forma se interligam. E.. bom, tomando estes como referencia, o album promete viu! Mes q vem resenho o album..

**Depois de falar com pompas do Motomix nas minhas ultimas duas colunas, acreditam q eu nem fui na festa? Claro, com tanta desorganizacao. Dois dias antes disseram q tava cancelado, ai um dia antes voltam a tras e dividem as bandas em 2 dias, Modeselektor no final da noite das bandas de rock , e Isolee, Swayzak, etc no domingo a tarde .. nessa confusao nao consegui compra meu ingresso e dancei (sozinho em casa!) , mas dizem q o evento realmente foi mal organizado, a ordem do line up super confusa e sem nexo e ainda tiraram nosso Gui Boratto da brincadeira (por nao haver tempo suficiente) .. complicado.

***Conhece Dub Step? Conheca. Eh o estilo do momento! Oq ? .. minimal q eh? ja era fi! hehe

No comments: